Notícias: Fique por dentro

Alunos mostram habilidades em duas modalidades

Mais notícias

30.05.2014

Alunos mostram habilidades em duas modalidades

“Os jogos escolares são a chance de revelar futuros campeões e motivar o trabalho, que é realizado pelos treinadores”, disse.

Estudantes da rede pública (municipal e estadual) e particular de ensino de Presidente Prudente e região participaram ontem da 7ª seletiva de natação e da 3ª seletiva de vôlei de praia, que compõem a terceira etapa dos Jeesp (Jogos Escolares do Estado de São Paulo). Ao todo, 225 nadadores, entre 12 e 17 anos, das categorias mirim e infantil, e 14 duplas de vôlei de areia, de 16 e 17 anos, da modalidade infantil, disputaram uma vaga para a etapa final do estadual, em São Paulo. As provas ocorreram na piscina coberta da Apea (Associação Prudentina de Esportes Atléticos) e na quadra de areia do Parque do Povo. Ambas envolveram atletas do sexo masculino e feminino.

Os Jeesp visam montar as equipes que vão representar o Estado nos Jogos Escolares da Juventude, realizados entre os meses de setembro e novembro. Os três primeiros colocados foram premiados com medalhas e todos os participantes ganharam uma camiseta do evento. Outras modalidades – basquete, futsal, handebol, ciclismo e outros – seguem com seletivas, em diversas cidades paulistas. No dia 20 de maio, a 6ª seletiva regional de atletismo (Infantil), também foi realizada em Prudente, na pista de atletismo Mário Covas da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista).

De acordo com o professor e coordenador técnico das equipes de natação dos Jeesp, Alberto Klar, 61, chegou a treinar Gustavo Borges, Patrícia Amorim, Emanuel Nascimento e Cassiano Leal, as seletivas proporcionam oportunidade aos atletas da região e buscam novos talentos. “Os jogos escolares são a chance de revelar futuros campeões e motivar o trabalho, que é realizado pelos treinadores”, disse.

Já o gestor técnico da Abrapefe (Associação Brasileira de Profissionais de Educação Física e Esporte de São Paulo) e responsável pelas partidas de vôlei, Willian Salati Quintiliano, 45, atualmente existe um envolvimento de todos em prol do esporte. “Este é o terceiro ano que passamos pela região, e notamos uma crescente no número de inscritos. É o sinal que educadores, familiares e os próprios jogadores estão mais interessados na prática esportiva e nos jogos em si”, comenta.



Grande visibilidade
Para o estudante Henrique Depizol, 16, da cidade de São Pedro do Turvo, esta é uma chance de visibilidade dentro do esporte. “Já conquistei o segundo lugar nos Jogos Regionais, mas com o vôlei de quadra, agora, quero conseguir algo na areia”, pontua. Ele conta que veio com uma equipe de quatro atletas para Prudente, focados na classificação. “Treinamos juntos diariamente, temos condições de fazer bons jogos”, finaliza.

O nadador João Vitor de Oliveira, 12, se diz preparado para “cair na piscina” e buscar a classificação. “Estou muito animado, tenho certeza que vou fazer uma boa prova”, ressalta.

Os Jeesp são uma realização do governo do Estado de São Paulo, através das secretarias estaduais de Educação, Lazer e Juventude; Direitos da Pessoa com Deficiência e Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e com organização da Abrapefe.

Fonte: O Imparcial

▲ Topo

Jeesp: Jogos Escolares do Estado de São Paulo contato@jeesp.org.br
Governo do Estado de São Paulo